Encante-se!!
Ilha Feia: O nome assusta mas a beleza encanta!!
Dizem que o nome foi dado por antigos pescadores munidos apenas do remo e da vela como forma de movimentar seus barcos e canoas. Quando havia uma mudança de vento ou de tamanho das ondas, os pescadores que se encontravam no meio da travessia entre a ilha e o continente , tinham muita dificuldade de vencer o mar. O que viam era uma ilha feia e distante. Portanto, o nome era uma forma de os pescadores de Penha, seus filhos e netos temerem o perigo de uma travessia mal planejada.
Como trata-se de área ecológica, atualmente não é permitida a visitação até que seja aplicado o plano de manejo. Contudo, é possível apreciar suas belezas mais de perto através dos passeios de barco.Praia Alegre: Com águas calmas, própria para a prática de esportes náuticos. Com quiosques, lanchonetes e sorveterias. Nela acontece os principais eventos esportivos, de lazer e musicais de Penha em razão de sua larga faixa de areia.
Bacia da Vovó: Trata-se de uma área protegida por rochas que formam piscinas naturais de águas cristalinas, ideal para banhos refrescantes em meio à natureza preservada. Seus costões também são excelentes postos para a pesca de arremesso.
Praia do Quilombo: Ótima para quem gosta de surfe. Conta com Calçadão à beira mar além de quiosques ao longo de sua orla marítima.Praia da Armação: Mar aberto, águas limpas e calmas. Ideal para banho de mar, passeios de barco, além da pesca esportiva.

Praia de armação de Armação do Itapocorói: Grandes rochas a separam da Praia da Armação .. Possuiu muitos barcos de pesca por ser uma baia abrigada de ventos.

Ponta da Vigia: Mirante muito procurado pelos turistas, pois proporciona visão privilegiada do oceano Atlântico e das Ilhas Feia e Itacolomi. Tem acesso fácil para um passeio ecológico por entre a exuberante Mata Atlântica. Bem acima do nível do mar está o local que servia como ponto de observação dos caçadores de baleias no início da colonização de Penha. O acesso é feito pela Praia Grande.

Praia Grande: Praia tranquila de  águas límpidas e com mar mais agitado no período da tarde. É um dos melhores pontos para a prática de surf em Penha. A associação dos moradores desta praia é muito atuante, garantido sua conservação.

Praia do Poá: Separada da Praia Grande por rochas, mantém a autêntica beleza natural. É muito frequentada por famílias por ser uma praia com águas tranquilas.

Costão de São Roque: Inúmeros costões em praticamente toda a sua extensão são alguns dos destaques. Própria para coleta de mariscos e siris.

Praia Vermelha: é a praia indicada para quem quer tranquilidade até nos dias mais agitados de fim de ano. Como possui um acesso mais difícil e pouquíssimas casas, se tornou um dos refúgios da cidade. Cercada por mata nativa preservada, os amantes da natureza podem desfrutar de bons momentos no lugar. É uma boa opção para todos os públicos, principalmente para os que priorizam o descanso e contato com a natureza. Também é um dos melhores pontos de Santa Catarina para a prática de voos de parapente é no mirante da Praia Vermelha. Uma área preservada com rica fauna e flora.

Praia de São Miguel: A praia mais ao sul de Penha. Também possuiu uma grande concentração de barcos de pesca por ser uma baía abrigada de ventos.